Advertisement

Seis escolas do Algarve requalificadas com financiamento do PRR

Seis escolas do Algarve requalificadas

Seis escolas públicas do Algarve vão ser requalificadas, nos concelhos de de Monchique, Vila Real de Santo António, Albufeira, Faro e Lagos, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

As intervenções terão lugar na sequência da aprovação das candidaturas apresentadas pelos respetivos municípios e, para além do PRR, contam com financiamento do Banco Europeu de Investimento (BEI), beneficiando de obras no montante global de 42 Milhões de Euros.

José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, entidade que surge como como beneficiário intermédio na gestão de fundos do PRR, participou segunda-feira na cerimónia pública de lançamento da primeira pedra da Requalificação e Ampliação da Escola Básica Integrada (EBI) de Ferreiras, a convite do Município de Albufeira.

A EBI de Ferreiras integra o primeiro grupo de quatro escolas do Algarve aprovadas ao abrigo do “Programa de Recuperação e Reabilitação de Escolas”, celebrado entre o Governo da República Portuguesa e a Associação Nacional de Municípios Portugueses, que integra ainda a EB Manuel do Nascimento (Monchique), a EB D. José I (Vila Real de Santo António) e EB Dr. José de Jesus Neves Júnior (Faro), cujos contratos de financiamento foram assinados em Monchique no dia 29 de maio, na presença de Manuel Castro Almeida, ministro Adjunto e da Coesão Territorial.

Posteriormente, juntaram-se mais duas candidaturas dos Municípios de Faro (EB 2+3 D. Afonso III) e de Lagos (EB das Naus), com procedimentos de abertura de concurso de empreitada em curso.

Estes concursos do PRR, promovidos no contexto da medida C6. Qualificações e Competências – C06-i09: Programa de Recuperação / Reabilitação de Escolas, visam a modernização de estabelecimentos públicos de ensino dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Secundário, identificados como necessitando de intervenção prioritária, e os trabalhos previstos para as seis escolas do Algarve requalificadas devem ser concluídos até 30 de junho de 2026.