Uma comitiva de Portimão deslocou-se à cidade turca de Bayrakli, para a assinatura do acordo de amizade e cooperação entre os dois municípios, no âmbito do programa “Town Twinning between Turkey and EU (Twinning for a Green Future)”.
O acordo foi assinado pela vice-presidente do Município de Portimão, Teresa Mendes, e pelo presidente da autarquia anfitriã, Írfan Onal, visando alargar as relações mútuas entre as duas cidades, através de atividades e intercâmbios que promovam a melhoria mútua em vários domínios e competências, de que é exemplo o biomaterial kit atualmente em desenvolvimento pelas respetivas comunidades escolares.
Entre os objetivos do acordo agora assinado, também constam a troca de experiências e a realização de ações que permitam a modernização dos serviços de ambas as cidades, nomeadamente ao nível das respostas aos desafios climáticos e ambientais, através da partilha das melhores boas práticas para a transição verde.
O biomaterialkit agrupa diversos recursos – instrumentos, ferramentas, ingredientes e receitas -, no sentido de permitir a professores e alunos colocarem em prática a sua criatividade no âmbito da sustentabilidade, economia circular, natureza positiva, ambiente, cocriação, biodesign e biomateriais.
Este projeto-piloto, financiado em cerca de 116 mil euros, desenvolveu um conjunto de atividades pedagógicas e experimentais ao longo de um ano, envolvendo em cada ação cerca de 100 alunos em Portimão, repartidos pelas Escola Básica e Secundária da Bemposta e Escola Secundária Poeta António Aleixo, e igual número de alunos em estabelecimentos de ensino de Bayrakli.
No contexto do projeto, está marcada para as 12 horas de qunta-feira, 28 de novembro, uma apresentação na Escola Básica e Secundária da Bemposta do biomaterial kit, com a presença do presidente do Município de Portimão, Álvaro Bila, e das equipas de projetos do Agrupamento de Escolas da Bemposta e do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, que têm acompanhado todo o processo.
















