O tecido institucional e empresarial do Algarve vai estar representado na Feria del Vino y del Mar (VIMAR), que decorre no Centro de Exposições e Congressos de Ayamonte, Espanha, nos dias 25 e 26 de novembro.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve foi convidada como parceiro institucional do evento, especializado e dedicado a profissionais dos setores vitivinícola e marinho, e vai marcar presença com dois stands onde irá acolher nove empresas da região, dedicadas aos setores vitivinícola e do mar, que aceitaram o desafio desta entidade para estarem presentes e dar a conhecer os seus produtos.
Estarão presentes nos stands da CCDR Algarve, empresas produtoras de vinho – Arvad Wines, Quinta da Penina, Trip and Taste com Edd’s -, enquadradas pela Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA), entidade a quem compete certificar os vinhos da região e responsável pela marca “Vinhos do Algarve”, e do setor do Mar e Salicultura com a Atlantik Fish, a Conserveira do Arade, a Conserveira do Sul, a RIAFresh, Salivitae e a SalMarim.
Enfatizando o apoio institucional que o certame conquistou no Algarve, o presidente e o vice-presidente da CCDR Algarve, José Apolinário e Pedro Valadas Monteiro, respetivamente, e diversos autarcas estarão presentes na inauguração da Feria del Vino y del Mar, que decorre no dia 25 de novembro, pelas 12 horas.
Também o Município de Faro, através da Divisão de Promoção Turística, vai participar este ano, pela primeira vez, neste evento, representado “com um stand que reflete a riqueza e diversidade do nosso concelho”, sublinha a autarquia.
A programação no espaço de Faro inclui provas de vinhos promovidas pela empresa Vinhas de Nexe, um dos principais produtores vitivinícolas de Faro, a divulgação de produtos alimentares naturais à base de alfarroba da empresa Carob World, e a promoção dos principais produtos turísticos do concelho, com destaque para o turismo náutico através da Estação Náutica de Faro, o património histórico, e a gastronomia.
A Câmara de Faro acredita que a sua presença neste evento “sublinha a importância estratégica de fortalecer os laços entre Portugal e Espanha, promovendo o turismo, a economia e o intercâmbio cultural”.
A Feria del Vino y del Mar “é uma oportunidade única para destacar o potencial dos setores vitivinícola e marinho da nossa região, valorizando a excelência dos nossos produtos no mercado ibérico”.
Para a diretora da VIMAR, Ana Martínez, a feira responde a um objetivo comum de “apresentar as riquezas dos nossos territórios, que apesar de separados por uma fronteira, estão unidos por vários motivos, e a Feira do Vinho e do Mar é uma oportunidade de crescimento conjunto e desenvolvimento”.
Ana Martínez recorda a primeira aproximação que aconteceu este verão, no Algarve, com a presença da VIMAR na 43.ª Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa (FATACIL).
A Agência de Destino de Huelva – do Conselho Provincial, principal colaboradora da VIMAR – tem enfatizado as possibilidades que a Feria del Vino y del Mar oferece para fortalecer as relações comerciais transfronteiriças.
O vice-presidente da agência, Emiliano Cabot, destaca que tanto o Algarve e a Andaluzia, como a província de Huelva, “possuem gastronomia e produtos de primeira qualidade”, e por isso, a VIMAR “serve para que produtores e consumidores de ambos os lados possam conhecer o diferentes oportunidades, tanto de negócios como de diversão e lazer, que existem no âmbito desta feira”, sendo também uma “oportunidade de descobrir e gerar sinergias em torno da gastronomia, dos produtos, da culinária, dos restaurantes e turismo nos dois lados do Guadiana”.
Cabot destacou o “crescimento da VIMAR e a importante projeção desta feira, que será uma referência gastronómica e vitivinícola no Sul de Espanha e na Europa”.
A Feria del Vino y del Mar é já um evento de referência para os setores vitivinícola e gastronómico, tendo na sua última edição alcançado um público recorde de mais de 3.000 visitantes. No ano passado, a VIMAR contou com a presença de cinquenta profissionais dos setores da hotelaria e do turismo e o evento constituiu-se como uma grande montra de promoção, intercâmbio e divulgação do setor vitivinícola e das indústrias marítimas da Andaluzia e, também, de Portugal.
















