Advertisement

Defesa da floresta reforçada em São Brás de Alportel

Defesa da floresta reforçada em São Brás de Alportel

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel está a reforçar a defesa da floresta concretizando uma estratégia anual que visa prevenir incêndios rurais e garantir melhores condições de acessibilidade no território rural e florestal.

Estas ações de investimento na prevenção dos incêndios e na segurança da população abrangem, entre outros trabalhos, “a reparação de mais de 54 quilómetros de caminhos rurais e a realização de silvicultura preventiva, através da limpeza de vegetação, em mais de 160 hectares”, explica o município em nota difundida.

Apesar da forte pluviosidade que se fez sentir até ao mês de maio e que condicionou o calendário previsto, “a maior parte das intervenções já se encontra executada, encontrando-se os trabalhos atualmente em fase de conclusão”.

Por administração direta, “está a ser realizada a limpeza de bermas em diversos caminhos municipais, uma ação essencial para a segurança rodoviária, o acesso a zonas agrícolas e florestais, bem como para a criação de faixas de gestão de combustível que dificultam a propagação de incêndios”, refere.

Paralelamente, “foi adjudicada a manutenção da rede viária florestal, numa extensão aproximada de 54 quilómetros, com um investimento de 33.150,00 euros, acrescidos de IVA”, uma operação que “é vital para garantir acessos em segurança aos meios de socorro, facilitando a vigilância e o combate a eventuais focos de incêndio”.

Este ano, recorda a câmara são-brasense, “a limpeza de bermas abrangeu um total de 227 quilómetros assegurados entre recursos próprios do Município e empresas contratadas”.

A par dos benefícios para a atuação dos agentes de proteção civil em caso de emergência, “esta intervenção proporciona também vantagens significativas para os produtores florestais, apicultores e operadores turísticos, ao melhorar os acessos às áreas rurais e de montanha, potenciando assim a dinamização económica e a valorização sustentável do território”, pode ler-se no comunicado.

A criação de faixas de gestão de combustível abrangeu um total de 121 hectares, destinadas à proteção da rede viária florestal e de três aglomerados populacionais localizados em Outeiro, Cova da Muda e Javali, com um investimento na ordem dos 50 mil euros.

O Município de São Brás de Alportel classifica a Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão (APFSC) como “um parceiro fundamental na prevenção e combate aos incêndios florestais”, realçando que “para além do importante trabalho que realiza ao nível da silvicultura preventiva, da limpeza de caminhos e da gestão de faixas de combustível — ações essenciais para reduzir o risco de incêndio — a associação mantém, durante o período crítico, a sua equipa de sapadores florestais permanentemente no terreno, em vigilância e equipada com um kit de primeira intervenção”.

Este ano, a APFSC está a colaborar na execução de aproximadamente 38,84 hectares de faixas de gestão de combustível que integram os trabalhos de defesa da floresta, representando um investimento de 22.000 euros.

Neste esforço contínuo de proteção, o Município conta com a sua Equipa de Sapadores Florestais, que realiza trabalhos de silvicultura preventiva em caminhos e terrenos municipais, bem como na envolvente de habitações.

Em dias com estado de prontidão especial, esta equipa assegura também ações de vigilância e está preparada para uma primeira intervenção em caso de ocorrências no concelho. Estas ações integram a Estratégia Municipal de Prevenção e Defesa da Floresta Contra Incêndios e refletem a estratégia contínua do Município para reforçar a resiliência dos ecossistemas, apoiar a economia local e proteger o património natural e humano de São Brás de Alportel.